Pular para o conteúdo principal

No Amazonas, 32 municípios recebem

No Amazonas, 32 municípios recebem
retroescavadeiras do MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega nesta sexta-feira, 6, retroescavadeiras a 32 municípios do Amazonas. Cada local contemplado receberá um equipamento. As máquinas ajudam, principalmente, na reconstrução das estradas que ligam as zonas urbanas às zonas rurais, as chamadas estradas vicinais, facilitando a comercialização dos produtos da agricultura familiar. A ação integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade de doação do maquinário ocorrerá às 10h, no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus.
Os municípios contemplados pela iniciativa do ministério estão localizados em seis Territórios da Cidadania do estado: Mesorregião Alto Solimões; Madeira; Indígena do Alto Rio Negro; Baixo Amazonas, Manaus e entorno; e Alto Juruá. Aproximadamente 25 mil famílias agricultoras serão beneficiadas com a doação dos equipamentos. “Esses municípios estão sofrendo com a recente enchente que atingiu a região. E os agricultores rurais precisam de condições para escoar os produtos cultivados”, avalia o delegado federal do MDA no estado, Lúcio Carril.
Em Envira, um dos municípios contemplados, a entrega atenderá cerca de 1,5 mil famílias da área rural. Responsáveis pela produção de farinha de mandioca, milho, arroz e feijão, os agricultores do município utilizam 116 quilômetros das estradas vicinais da região para comercializar sua produção na cidade. Mas as fortes chuvas que caíram até o mês de junho têm prejudicado o processo de venda.
“No inverno passado, tivemos muitas chuvas e enchentes que deterioraram as estradas vicinais. A entrega da retroescavadeira vem como uma salvação para a gente melhorar o escoamento da produção. Nosso mercado é pequeno e longe das outras cidades. Se não garantirmos a comercialização, o produtor da cidade vai passar fome. Essa retroescavadeira é muito valiosa para nós”, afirma o prefeito de Envira, Rômulo Barbosa Matos.
Localizada na divisa de Amazonas com o Acre, a retroescavadeira chegará em Envira por meio dos rios, único modo de transportar o equipamento. “Nós estamos a 3.496 quilômetros de distância de Manaus. O transporte da máquina será feito via fluvial, com duração de, no mínimo, 22 dias. No trajeto, a retroescavadeira passará por quatro rios – Negro, Solimões, Juruá e Tarauacá”, comenta o prefeito.

Confira a relação do municípios contemplados em Amazonas

Território Mesorregião Alto Solimões
Amaturá
Atalaia do Norte
Benjamin Constant
Fonte Boa
Jutaí
São Paulo De Olivença
Tabatinga
Tonantins

Território Madeira
Apuí
Borba
Manicoré
Nova Olinda do Norte
Novo Aripuanã

Território Indígena do Alto Rio Negro
Barcelos
Santa Isabel do Rio Negro
São Gabriel da Cachoeira

Território Baixo Amazonas
Barreirinha
Boa Vista do Ramos
Maués
Nhamundá
São Sebastião do Uatumã
Urucará
Território Manaus e entorno
Careiro
Careiro Da Várzea
Iranduba
Itapiranga
Manaquiri
Presidente Figueiredo
Silves
Urucurituba

Território Alto Juruá
Envira
Guajará


A ação do PAC 2
Até o momento, o MDA já entregou 1.113 retroescavadeiras, beneficiando 1.137 municípios brasileiros. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Sergipe, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo, Roraima e Pará receberam os equipamentos. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.

Agricultura familiar no Amazonas
A agricultura familiar é hoje responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o mais recente feito no país, no Amazonas existem mais de 66 mil estabelecimentos da agricultura familiar, correspondendo a 93% dos estabelecimentos agrícolas do estado. O valor bruto da produção dessas famílias ultrapassa R$ 539 milhões, o que representa 83% de toda a produção agrícola amazonense. Os principais alimentos fornecidos por esses trabalhadores do campo são arroz, feijão, milho, mandioca e café.

Pela lei brasileira (11.326/2006) que trata da agricultura familiar, o agricultor familiar está definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange, também, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

Serviço
Data: 6 de julho, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins (antigo Parque Angelino Beviláqua)
Endereço: Avenida Torquato Tapajós, s/nº, Santa Itelvina, zona norte – Manaus (AM)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
(61) 2020-0262/ 0233/ 0241 – FAX (61) 2020-0281
e-mail:
imprensa@mda.gov.br
05/07/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propaganda eleitoral inicia na sexta-feira

A partir de sexta-feira, 6, está liberada a propaganda eleitoral, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos, partidos políticos ou coligações  podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes, amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Os comícios. Também poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, no horário das 8h às 24h. Mas este tipo de propaganda terá suas limitações com liberação de decibéis (dB) e locais, determinadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdem). Showmício e outdor vedados -- Está vedada a propaganda paga, o que impede de os candidatos e coligações partidárias utilizarem outdoor ou realizar showmício. A internet, MSN e murosctambém estão liberados para a propaganda. Ainda na terça-feira, 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou o curso de Propaganda Eleitoral, onde esclareceu e irou dúvidas sobre como realizar a propaganda eleitoral. As palestras foram proferidas pe

Admilson é o prefeito

Admilson Nogueira vence com 35,22% dos votos válidos e vai governar com oposição forte O resultado nas urnas mostrou o que toda a população já sabia: a disputa estava acirrada entre os três candidatos. Admilson venceu o segundo colocado por 179 votos e Leandro da Máquina teve apenas 34 votos a menos que Marquinhos da Macil. Na Câmra Municipal Admilson também elegeu o Maior número de vereadores. Mas como a oposição ficou com 5 das 9 cadeiras, o prefeito eleito vai precisar de habilidades para formar maioria na câmara. Ainda pode haver reviravolta em relação aos nomes dos vereadores eleitos, uma vez que os candidatos que tiveram a candidatura indeferida ainda podem reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral. Mas além das possibilidades de virada de mesa serem mínimas, uma eventual mudança não alteraria o quadro, pois as mudanças seriam dentro dos mesmos partidos com Bruno Morais entraria no lugar de Vagner da Silva e Cleves Pires substituiria a professora Salete Morais. A

Tratores Agrícolas adquiridos pela prefeitura vão ajudar produtores.

    Mais uma VITÓRIA alcançada pelo povo de Apuí. Depois de meses de trabalho os tratores em breve serão entregues para os produtores de Apui.     Parabéns ao Dep. Federal Francisco Praciano (PT) e ao ex-senador Jeffeson Praia (PDT) que não mediram esforços para apoiar o município de Apui, são mais de MEIO MILHÃO de reais em investimentos.     Com o fim da cultura das queimadas, os produtores do município de Apuí estão investindo em máquinas agrícolas para preparar o solo. Tanto o cultivo das pastagens quanto a agricultura necessitam cada vez mais dessas máquinas.     Pensando nisso a PREFEITURA DE APUÍ adquiriu seis tratores agrícolas que deverão chegar ao município nos próximos dias.     Comparado ao trabalho que era realizado pelo fogo há alguns anos, os tratores serão insuficientes para atender a demanda, mas representa uma mudança significativa no comportamento dos produtores.     Apesar de se encontrar distante dos grandes centros produtores o município de Apuí possui uma pec